JEJUM INTERMITENTE: Fazer ou Não Fazer?

Muitos alunos nos perguntam sobre o jejum intermitente. Se  ajuda a perder peso se ajuda pra ficar mais definido, ou se ajuda na hipertrofia,   se faz mal e  como é que tem que fazer o jejum intermitente.

Ele pode ser de 12, 14 e 24 horas vai depender de cada um. Nesse tempo você vai ficar sem comer,  mas pode tomar líquidos, água, chá e café. O mais comum que as pessoas fazem o jejum intermitente é pulando café da manhã e voltando a comer no almoço. Ou, ficar sem comer as ultimas 4 horas do dia e as primeiras horas da manhã. Dessa maneira vai ter  o benefício da perda de peso na balança. Com certeza vai perder gordura sim, pois a ingesta calórica diminui bastante se você pular uma refeição do seu dia e não substitui – la por outra.

Porém o que você não sabe é que nem sempre o peso na balança significa a gordura do seu corpo. Muitas vezes você emagrece na balança, perde massa muscular e gordura junto, mas não sabe que está perdendo massa muscular.

Então o ideal é você perder gordura e pelo menos manter a massa muscular, pois é ela que acelera o seu metabolismo e protege suas articulações (joelho, coluna, ombros).

O Jejum Intermintente é muito utilizado por quem só se preocupa com a balança e não se preocupa com as medidas. Geralmente quem segue a risca esse tipo de dieta restritiva, não faz atividade física e tem uma vida muito sedentária. Dessa maneira corre menos riscos de passar mal.

No momento em que um indivíduo ativo faz uma dieta restritiva assim, pode até passar mal com hipoglicemia durante a execução da atividade física. Sintomas de desmaio é normal para quem fica muito tempo sem comer e vai se exercitar.

Talvez, se recomendado por um médico em alguns momentos para quebrar o equilíbrio do corpo, mas por um período curto de tempo, não faça tão mal, porém fica a certeza de que exercício físico em jejum não é saudável.

Pensando que dificilmente alguém quer emagrecer e ficar flácida (o), com as peles penduradas. Porque com certeza para definição do corpo, muitas vezes é necessário perder gordura e ganhar massa muscular,  sendo impossível ganhar massa muscular fazendo jejum, ou não comendo por um longo período de tempo.

O Jejum Intermitente é mais uma dieta da moda, que o mundo dos sarados traz para provocar discussões e muitas vendas de produtos de emagrecimento. Muito marketing mentiroso e desonesto para as pessoas que possuem menos informações. Por isso, leia, estude e converse com profissionais formados e renomados, porque às vezes até os professores que se dizem “formados” caem nas mentiras da internet por que não estudam o suficiente.

Você quer emagrecer? Troque o pão francês por uma fruta, troque as frituras por grelhados, troque o doce por um copo d’água. Troque uma bala por um chiclete sem açúcar. Não faça jejum, os seus músculos precisam de energia para a contração muscular. Equilibre a sua alimentação. Equilibre a sua vida!

Comentários estão fechados.