Para encontrar uma nutricionista boa, você deve entender primeiro se precisa de uma nutricionista esportiva, ou uma nutricionista clínica. Algumas vezes tanto a esportiva, como a que atua na área clínica podem atender você de uma maneira adequada, mas fuja daquela que aperta um enter e te dá um a dieta de 1200 kcal.
A nutrição tem determinado em suas Dris, a quantidade de nutrientes necessários para um indivíduo ter saúde, em geral uma dieta com 1200 kcal é o mínimo que você precisa para sobreviver. Porém o ideal é você ter a quantidade de kcal que o seu corpo precisa. Essa quantidade vai depender do seu peso, altura, idade e seu fator de atividade.
O fator de atividade significa o seu trabalho. Que é a forma que você passa a maioria do seu tempo diário. Você trabalha sentada (o) o tempo todo? Ou fica em pé andando para lá e pra cá?
Você cuida da casa, leva os filhos na escola, faz a comida e vai malhar, ou deita no sofá e o único movimento que faz é com o controle remoto? ( sonho meu!!!)
A quantidade de calorias que você gasta vai depender de tudo o que faz no dia, e se faz atividade física, o gasto calórico vai ser maior ainda, então muitas vezes iniciar uma dieta com 1200 kcal , é pouco. O ideal é a nutricionista fazer uma anamnese e identificar a quantidade que você já tem o hábito, perguntar suas atividades, calcular o seu gasto calórico e aí sim montar um cardápio de acordo com a sua rotina, e seus gostos!
Muitas vezes a nutricionista especialista em esporte tem mais facilidade para calcular o seu gasto e ajustar melhor o seu consumo, pois tem ferramentas para isso.
A nutricionista clínica, pode atender bem também, mas pode ser que esta tenha outras vertentes de trabalho ( restaurantes, hospitais). Sendo assim cada um com seu cada um.
O importante é você saber alguns fatores no momento da escolha de uma profissional:
- não fique esperando você ganhar na loteria para iniciar a “dieta” os alimentos recomendados não precisam ter um preço absurdo ( com 100,00 você faz a festa na feira.
- Quando ela te falar: você “tem que” (você não “tem que” nada!) , o trabalho dela é ajustar o equilíbrio alimentar para a sua realidade. Você não precisa mudar a vida para fazer uma “Dieta”. Flexibilidade e inserir hábitos novos devagar.
- quando ela aperta um enter e te dá 1200 e não calcula nada, procure outra!
- quando ela te força a comer o que você não gosta, procure outra! Ninguém é obrigada a comer jiló, se não gosta de jiló, troque o legume e coma o que te agrade no sabor.
- se ela te disser que você está acima do peso de acordo com o seu IMC, duvide. Pois o IMC é um cálculo que não se leva em consideração a massa muscular. Tudo bem que o parâmetro dela em consultório para classificação possa ser somente o IMC, porém, se você questionar e ela confirmar que essa é a unica maneira de determinar o quanto você tem que perder, procure outra!
- Caso você não tenha nenhum problema de saúde devido à uns kilinhos a mais, não se prenda à um objetivo que ela te passar, trace um objetivo que você vai se sentir bem e siga a orientação alimentar. Porque você não tem que pesar o que ela quer, você pode estar um pouco acima do peso e ser saudável, mas querer melhorar sua qualidade na alimentação. Então siga a orientação alimentar e fique exatamente como se sentir bem, porque o importante é ser FELIZ!
Se você tiver interesse em receber dicas gratuitas para o emagrecimento preencha os dados abaixo